101/1001 - Como participar

Como participar

2009/04/29

Para participar do projeto “101 Coisas em 1001 Dias” é muito simples:
  1. Faça uma lista de 101 coisas que você quer realizar ao longo de 1001 dias. Exemplos: ir ao dentista, passar uma semana na praia, comprar um carro novo, parar de fumar, ser voluntário em alguma ONG, fazer um curso de html, fazer caminhadas de uma hora durante duas semanas, reencontrar 5 pessoas do meu passado com quem voltei a ter contato pelo Orkut, etc. As metas podem ser muito significativas, muito difíceis ou não. O ideal é colocar um pouco de cada. Só há uma regra: as tarefas e precisam ser específicas, realistas, mensuráveis e exigir algum esforço da sua parte, mesmo que pequeno. Por mensuráveis quero dizer que você tenha um parâmetro para considerar uma meta cumprida. Evite metas genéricas como “ajudar mais em casa”. Quando você pode considerar esta meta cumprida? Tenha isso em mente e especifique melhor, algo como “ajudar a lavar a louça e a guardar as roupas por  pelo menos dois meses”.
  2. Publique a lista no seu blog/site com um link para o blog do projeto, para que outras pessoas que gostarem da ideia possam participar também.
Nota: Foi retirado o "link" do projeto, tendo em vista se tratar de um hiperlink quebrado. Caso eu localize, volto a divulgar

Algumas dicas para montar a sua lista:
  • É importante descrever as metas de forma que possam ser consideradas concluídas. Por exemplo, ao invés de listar “tomar 8 copos de água por dia”, liste “tomar 8 copos de água por dia por 2 meses. Caso contrário, a meta fica aberta e não conseguimos considerá-la completa. 
  • Saiba exatamente o que você quer, porque quer e como planejar para conseguir.
  • Mantenha o foco. Qualquer meta requer um esforço consciente do início ao fim. Avalie seu progresso ao longo do tempo, constantemente.
  • O fracasso também faz parte. Aprenda com os erros, sacuda a poeira e tente de novo.
  • Você pode separar suas metas em categorias. Isso facilita na hora de marcar as tarefas como concluídas e ajuda a encontrar cada meta na sua lista. Claro, isso é só uma dica, faça como for melhor pra você.
Calculando a data de término:
Você pode usar esta ferramenta do timeanddate.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário