sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Vai gordinha...

Depois do último fiasco que foi a minha última encomenda de muffins, eu jurei que ia desistir. Chorei muito, porque é frustrante. Você se compromete com alguém, faz com carinho e tudo desanda. Faz mais uma, duas, três massas para corrigir... Nada!
Hoje fiz outros muffins com cobertura, para dar de presente para uma amiga do trabalho que está realizando seu chá de panela amanhã. Como é presente, sem cobrança, fiz com calma, sem pressão. E aproveitei para finalmente fazer o fichamento correto das minhas receitas no forno da minha casa (meu fichamento anterior era incompleto, no forno da minha mãe). Lá eu sempre fazia tudo de olho e de cheiro. Mas confesso que até hoje não achei a lâmpada do meu fogão para instalar, então minhas receitas saem meio erradas, a menos que use o cronômetro. E meu forno é muito mais forte que o da minha mãe.
Por observação, sei que massa de bolo padrão são de 35 a 40 minutos. Cookies, são 32, sendo 16 em cada grelha (faz diferença!!). Muffins de chocolate são 20, deixando esfriar. Muffins de massa branca com frutas são 28, deixando esfriar no forno, para terminar de corar.

Receita do muffin de chocolate
Ingredientes secos:
1 3/4 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de cacau em pó;
3/4 xícara de açúcar cristal;
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 
2 colheres (chá) de fermento químico em pó;
1 barra de chocolate picado (prefiro o meio amargo ou o branco da Hersheys)

Ingredientes molhados:
1 1/4 xícara de leite;
1 ovo ligeiramente batido;
1/2 xícara de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha.

Pré-aquecer o forno. Meu forno convencional é muito forte, então uso a temperatura mínima. Se seu forno foi bem regulado, entre 160-180g está ótimo!
Numa tigela grande, peneire, junte e mexa os ingredientes secos. Numa tigela menor, junte os ingredientes molhados. Por fim, jogue a mistura molhada na seca e é só mexer. 
Vai ficar levemente esponjoso.
Num tabuleiro de muffins, com forminha própria para ir ao forno, vá preenchendo com massa mais ou menos 3/4 da forma.
Leve ao forno por 20 minutos. Apague o forno e deixe esfriar lá dentro, aproveitando o calor que já existe lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário